IDEC lança mapa de feiras de produtos orgânicos

Publicado por em dez 10, 2012 em Outras Fontes | 0 comentários

Ferramenta mostra mapa das feiras de produtos orgânicos em todo o território brasileiro e os internautas podem contribuir para manter a ferramenta atualizada enviando informações sobre novas feira.

Facilitar e estimular a alimentação saudável da população. Esse é o objetivo do mapa das feiras orgânicas que acaba de ser lançado pelo Idec. A ferramenta defende o estímulo à compra de produtos mais saudáveis e que respeitem o meio ambiente, incentivando um modelo de alimentação com mais qualidade e com menor custo para o consumidor, tornando os produtos orgânicos mais acessíveis.

O mapa permite localizar a feira de produtos orgânicos mais próxima do endereço digitado e ainda informa os dias e horários de funcionamento e os produtos que são comercializados. O pesquisador do Idec, João Paulo Amaral, explica que a ferramenta permite que as pessoas encontrem facilmente as feiras orgânicas que existem próximo delas. Ao mesmo tempo, fará com que mais feiras sejam descobertas pelos próprios visitantes do site. “Portanto, trata-se de uma plataforma interativa que estimula uma prática saudável. Precisamos fazer com que as pessoas saibam dessa informação para estimular a economia local e se alimentarem de forma mais saudável e sustentável”, afirma.

Em 2010, o Idec realizou uma pesquisamostrando que os preços de produtos orgânicos em supermercados podem ter uma diferença de até 463% em relação aos mesmos produtos nas feiras orgânicas. Em enquete realizada em janeiro deste ano, o Instituto constatou que 71% dos leitores consumiriam mais alimentos orgânicos se eles fossem mais baratos. Outros 23% optariam por orgânicos se houvesse mais feiras especializadas perto de suas casas.

“Pesquisas e enquetes do Idec demonstraram que os principais fatores que dificultam o consumo de orgânicos são o preço e a acessibilidade. Entretanto, observamos que supermercados chegam a cobrar 463% a mais que os mesmos produtos orgânicos em feiras orgânicas. Além da economia, as feiras orgânicas geralmente envolvem produtores locais, o que estimula a economia local e a aproximação entre produtores e consumidores”, explica o pesquisador do Idec.

Os internautas podem contribuir enviando atualizações sobre feiras que ainda não estão listadas. Para incluir alguma feira ou corrigir alguma informação, entre em contato conosco pelo e-mail feirasorganicas@idec.org.br, de preferência indicando as fontes ou incluindo fotos que comprovem as informações.

Visite: http://www.feirasorganicas.org.br

Fonte: IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *