A Rota dos Orgânicos – em Brasília e arredores

Publicado por em mar 12, 2012 em Blog | 12 comentários

Para quem quer comprar alimentos e se alimentar de forma mais sustentável e saudável, o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) acaba de publicar um importante levantamento das feiras de produtos orgânicos e agroecológicos, a Rota dos Orgânicos. Dentre as capitais, Brasília aparece em segundo lugar, com 18 feiras catalogadas. Um número bastante representativo, que pode ser verificado aqui, com endereços e datas.

Entretanto, todas as feiras estão localizadas no Plano Piloto, distantes de onde moro. Como não tenho carro, uso transporte coletivo, encontrei a opção de comprar na Feira do Guará, que tem a vantagem de ter o metrô na porta. Ir à Feira do Guará virou a rotina agradável do sábado de manhã. Vou primeiro na banca da Kátia, onde encontro produtos orgânicos,  todos tem um rótulo com a certificação e o nome do produtor. Ela compra diretamente dos produtores, e me disse que o ponto de encontro com eles é no Mercado Orgânico, que fica no CEASA. Nesta banca também encontro cereais, grãos, cogumelos e sushi sem peixe, importante já que sou vegetariana.

Mas nem sempre tem tudo que eu preciso orgânico, e aí vou para outras bancas. Tem a banca da Helena, que é a mais movimentada da feira. Alguns vegetais são produzidos por eles, e lá sempre encontro ovo azul (que no Chile é um produto protegido pelo Slow Food). Aproveito ainda para passar na banca das Baianas, e comprar goma para tapioca fresquinha, beiju, bolo de puba, tudo feito pela família. Compro também, em outras bancas, queijo de Minas artesanal, mas infelizmente ainda não encontrei um queijo de excelente qualidade por lá.

Outra alternativa para mim é comprar na Feira dos Produtores de Águas Claras, que acontece nos sábados e domingos de manhã, perto da estação de metrô Águas Claras. De produtor mesmo tem uma banca de produtos orgânicos, da Chácara Luciana de Corumbá (GO), e uma banca vendendo bolos e biscoitos caseiros. Tem outras bancas vendendo verduras, frutas, legumes, ovos, queijos, peixes, condimentos e especiarias, mas não são produtores. Tem também uma banca de pastel, outra de pamonha, e algumas vezes que estive lá tinha até um violeiro. Infelizmente, desde que moro aqui, esta feira já mudou 3 vezes de lugar, tem pouquíssimo apoio e merece muito mais atenção e cuidado por parte da administração regional.

_______________________

Os produtos da foto são da Chácara Colina, na Quinta Slow de Junho/11 do Slow Food Cerrado. O Slow Food Cerrado também visitou a Chácara. Os relatos estão aqui e aqui.

12 Comentários

  1. Muito obrigado por ter postado a lista com os endereços!! estava precisando muito dos endereços. Agora vou poder comprar os alimentos que preciso para a minha reeducação alimentar.

  2. Achei sua experiência fantástica, sou nutricionista e sempre gostei dos assuntos Agricultura Familiar e Alimentação Escolar. Trabalho nessa área há mais de 8 anos. Atualmente estou em Consultoria no MDS, fazendo o acompanhamento do PAA Municipal cuja coordenadora é a sra. Elenita Correia, que você deve conhecer. Fiquei super curiosa para saber mais sobre sua grande e valiosa experiência nesse campo, como também tenho muita vontade de desenvolver trabalhos nessa área que você mostra aqui na sua página com um enfoque diferenciado e que sei que é extremamente relevante. Aguardo seu contato.
    Grande Abraço,
    Sandra Maria de Oliveira

  3. Oi! Vcs tem algum telefone para contato da Feira dos Produtores de Águas Claras?
    Gostaria de ir até lá, mas o endereço muda com frequência =/

  4. MUITO OBRIGADA POR ESSA LISTA DE ENDEREÇOS! Acabei de me mudar para a Asa Norte e estava procurando uma feira por aqui perto. Louvável iniciativa!

  5. Obrigada pelas dicas! eu compro muito na Bioon mas queria algo no guará. Perfeito!

  6. Ótima dica!!!

  7. Dá próxima vez que você for na feira pode verificar o número das bancas da Kátia e da Helena e contar para nós? Penso que ficará mais fácil achá-las. Obrigada.

  8. boa tarde, saberia me dizer qual o numero da banca delas, ou um ponto de referência?

    grata Alessandra

  9. Bom dia Roberta, gostaria de informar que temos feira de produtores orgânicos, certificados, nos seguintes endereços: Aos sábados – Lago Norte (ao lado do posto da policia); Sobradinho (na qd.8, ao lado do Super Maia) e Lago Sul( na comercial da 11). As Terças: No anexo do Ministério da Saúde e no IBRAN (511 Norte).
    Ao ir a feira orgânica solicitem a copia do certificado dos produtores.

  10. Esqueci de informar somos da Associaçâo Brasileira Para Agricultura Orgânica (Agro-Orgânica) 8404-7754

  11. Amei suas dicas. Pesquisei e só achei locais no Plano Piloto. Moro em Ceilândia, que fica perto tanto de Águas Claras quanto do Guará e como moro perto da Estação Ceilândia Centro do metrô, melhor ainda.Muito obrigada!
    Obs. Parece que tem uma feira no Ministério do Meio Ambiente às quintas feiras à tarde pois pela manhã os produtores estão no Minhocão Norte da UNB( achei isso na internet).Ainda não fui conferir, mas como trabalho na Esplanada dos Ministérios, vou dar uma espiada nesta semana.

  12. Para a Mannu que mora na Asa Norte, indico a Loja Korin. Fica na 714/715 norte. Aquele tipo de loja que fica abaixo dos prédios residenciais. Não gostei muito das verduras, mas tem carne e frango procedente de animais criados sem antibióticos e hormônio, ovos, queijo, iogurte, dentre outros produtos..Visitem o site http://www.korin.com.br.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *