Cheios e Famintos

Publicado por em abr 25, 2011 em Mesinha de Cabeceira | 0 comentários

Diante de uma nova crise alimentar (ou será que é a mesma?), com os preços dos alimentos em total descontrole, e diante da triste marca de 1 bilhão de famintos no mundo, o livro Stuffed & Starved – The Hidden Battle for the World Food System (Cheios & Famintos – A Batalha Secreta Pelo Sistema Mundial de Alimentos), de Raj Patel, publicado em 2007, é uma fonte excelente (e atual) para entender o que está por traz do nosso pão de cada dia, e qual o impacto de nossas escolhas para o nosso futuro no Planeta Terra. Infelizmente este livro não foi traduzido no Brasil.

O livro parte da premissa de que temos no Mundo, por um lado, 1 bilhão de pessoas famintas, e por outro, o mesmo número de pessoas obesas. Dois lados da mesma moeda: o sistema alimentar global.

Passando pela África, Ásia, Américas, Europa, as várias peças deste complicado quebra-cabeças vão se juntando, em uma lógica quase irrefutável. Com essa volta ao Mundo, o Brasil é citado várias vezes e, temos um capítulo só nosso: Glycine Rex (Glycine max = soja, Rex = Rei, Soberano). E nele, junto com a Fantástica Fábrica de Chocolate, Blairo Maggi e outras verdades, está uma seção intitulada “O Movimento Social Mais Importante do Mundo” .

Um capítulo que me prendeu a atenção – assim como todos os outros, cabe dizer – é sobre os supermercados. Impressionante como tudo começou, e como foi a evolução desta invenção patenteada no início do século 20, e que hoje nos rodeia e me assombra.

Mas o livro não é somente sobre o lado escuro do sistema alimentar global. Em cada capítulo exemplos heróicos e soluções locais. E ao final, usando como base a definição de soberania alimentar da Via Campesina, Raj Patel nos oferece uma lista de mudanças necessárias, individuais e globais, para a retomada do controle do sistema alimentar, que hoje está nas mãos de muito poucos.

A intenção aqui não é fazer uma resenha ou revisão critica do livro; há muitas delas já disponíveis (1, 2, 3). Há um site com o mesmo nome, com muito conteúdo e muita atividade durante os primeiros anos do livro. Mas este agora está parado, pois a discussão foi transferida para o site do autor, que tem um blog muito bom e freqüentemente atualizado.

De todos os vídeos relacionados com o assunto do livro que vi, do meu ponto de vista o mais interessante é o de um programa especial produzido pela BBC e IFAD em 2008: Food: Who Pays the Price? (Alimento: Quem Paga o Preço?). São várias peças do quebra-cabeças juntos, assim como no livro. Destaque (meu) para o Sr. Sarath Fernando, da Associação de Pequenos Agricultores do Sri-Lanka. O vídeo, em 6 partes, está abaixo, infelizmente sem legendas.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *