Comendo Animais

Publicado por em nov 15, 2010 em Mesinha de Cabeceira | 1 comentário

“No final das contas, a produção industrial de animais não tem a ver com  alimentar pessoas, tem a ver com dinheiro.”

Voltando do Terra Madre, nos 60 minutos que tive no aeroporto de Frankfurt para desembarcar, descobrir qual o portão de embarque, achar o trem e mudar de terminal, passar pela alfândega e pelo controle de passaporte, logicamente que dei uma passadinha numa livraria. E finalmente pus as mãos no “Eating Animals” de Jonathan Safran Foer.

Apesar de parecer, o livro não é sobre o vegetarianismo em si. É sim uma análise crítica ao sistema de produção industrial de carne (boi, porco, frango e peixe), descrevendo vividamente como os animais são manipulados, tratados, alimentados, transportados, sacrificados e processados, sem esquecer de tudo que isso envolve: meio ambiente, saúde humana e da Terra, bem estar animal, agricultura familiar, economia e logicamente, mudança de hábitos.

A realidade mostrada é dos Estados Unidos, um pouco da Europa, mas nós do Brasil estamos trilhando rapidamente este caminho, e em alguns casos (como na indústria de aves e suínos), já estamos quase iguaizinhos e nos vangloriando disso. Dá uma olhadinha aqui nos dados do IBGE sobre abates de frangos e suínos em 2009, ou aqui neste relatório da USDA sobre a produção de frangos no Brasil (em inglês). Estes sites também são assustadores: Aveworld, Porkworld e Meetworld (todos em português). Demonstram exatamente o que diz a frase acima, que tirei de um capítulo do livro: não é sobre alimento, é sobre dinheiro!

O autor resolveu pesquisar e escrever este livro quando sua esposa ficou grávida e ele passou a se preocupar mais com o que seu filho iria comer. Neste vídeo (em inglês) ele mostra os personagens do livro e conta o que o motivou a escrevê-lo:

Sua forma de escrever é muito interessante, gostosa de ler apesar do tema ser duro. No site, com visual moderno e muita informação interessante, você pode baixar e ler uma parte do capítulo Words/Meaning (Palavras/Significados).

Tem muitas entrevistas do Jonathan Safran Foer na internet, e é difícil indicar a melhor, pois todas são boas. Veja algumas abaixo:

Para a CNN (em inglês, sem legendas):

Para a ABC Austrália (em inglês, sem legendas):

Sobre vegetarianismo, para o PETA (em inglês, sem legendas):

Um dos seus livros – Everything is Illuminated – virou filme, que eu acidentalmente assisti há algum tempo e é realmente lindo, iluminado. Veja o trailer.

Um Comentário

  1. Nòs também assitimos..por acaso achei na locadora e fiquei encantada com a historia!
    como sempre adoro seus artigos…Obrigada!
    abraços

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *