Terra Madre 2010

Publicado por em ago 30, 2010 em Blog | 2 comentários

Mais de 5000 representantes da rede mundial Terra Madre se encontrarão novamente em Turim (Itália) para a quarta edição do Terra Madre – Encontro Mundial das Comunidades do Alimento. O encontro é realizado pelo Slow Food e a Fundação Terra Madre.

O encontro, que  coincide com o Salone Del Gusto, será realizado em 5 dias e reunirá produtores de alimentos, cozinheiros, acadêmicos, jovens e músicos de todo o Mundo, unidos pelo desejo de promover a produção e o consumo sustentável dos alimentos, em harmonia com o meio ambiente e respeitando os conhecimentos tradicionais.

Este ano o foco será a diversidade cultural e lingüística, em reconhecimento à necessidade de defender os grupos de minoridade étnica e as línguas indígenas, reconhecendo o valor da memória e das tradições orais. Nossa, se antes deste foco principal o encontro já era uma loucura maravilhosa de diversas línguas e a prova de que, se o desejo é forte, a comunicação em qualquer idioma é possível, imaginem agora!!

Serão mais de 70 Laboratórios da Terra, que ocorrerão no Oval Lingotto e serão abertos aos delegados do Encontro Mundial das Comunidades do Alimento – Terra Madre. O segundo dia do encontro será dedicado ao exame dos oito temas cruciais para o futuro da agricultura e do planeta Terra – em Laboratórios da Terra que discutirão desde a biodiversidade, passando por energias renováveis, comércio justo e educação para o conhecimento tradicional. No terceiro dia as comunidades irão se reunir em encontros nacionais e regionais, e no quarto dia ocorrerão mais Laboratórios da Terra.

Em uma inovação do encontro, em 2010 a cerimônia de encerramento será marcada pela apresentação da lista de propostas da Rede Terra Madre para o futuro sustentável.

A programação completa das Oficinas da Terra do Terra Madre 2010 já está disponível no site oficial do encontro, e é possível participar dos fóruns de discussão (em inglês ou italiano), em preparação para as discussões que ocorrerão no encontro. Os Fóruns são abertos a todos, não somente aos delegados, mas a todos que gostariam de participar das discussões mas que não podem participar do evento na Italia. O objetivo é ampliar a troca de idéias para incluir todos aqueles que visitam o site.

Penso comigo mesma: “ainda bem que ainda não reservei as oficinas que quero participar no Salone Del Gusto. Assim vai dar para programar tudo melhor e tentar não perder nada”. Na realidade esta é uma tarefa difícil, quase impossível, porque tudo acontece ao mesmo tempo, sem falar na parte mais importante que é a convivência, rever os amigos, fazer novos amigos, trocar experiências. Este é realmente o objetivo da viagem, a parte mais prazerosa.

2 Comentários

  1. GOSTARIA DE SABER QUAIS SAO OS PROCEDIMENTOS PARA PARTICIPAR NO TERRA MADRE 2012 EM TORINO

  2. hola gente de terra madre, eu ja participei nos eventos de terra madre realizado em 2010, gostei muito e desejo voltar a participar, tudo foi tao lindo principalmente o encontro com as cominidadesde todo mundo, sua tradicoes e modo de vida, desejo muita força a organizacao e seu lider. felicidades

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *