Chutney Doce de Tomate

Publicado por em jul 15, 2010 em Molhos, Receitas | 0 comentários

Tenho escrito muita coisa aqui sobre a Índia. Talvez seja por estar sentindo saudades do tempo que passei por lá, e também curiosa com o que aconteceu com o país nos últimos 5 anos, quais as mudanças (para melhor e para pior) que o crescimento econômico dos últimos tempos acarretou.

Tenho um livro maravilhoso sobre a comida na Índia (Feira do Guará e na Feira do Produtor de Águas Claras. É preciso que o tomate esteja bem maduro, outra coisa difícil de encontrar em tomates orgânicos nas feiras (não sei se são colhidos muito antes, ou se é mesmo o nosso clima que não permite um tomate maduro e saboroso). Outra alternativa é usar extrato de tomate orgânico, que pode ser o da Aécia, uma cooperativa de agricultores familiares de Antônio Prado (RS), e que seus produtos podem ser encontrados em Brasília. Vamos à receita:

Ingredientes:

  • Alho – 8 dentes cortados grosseiramente
  • Gengibre – um pedaço de aproximadamente 5 cm, cortado grosseiramente
  • Tomate orgânico maduro – 800g, cortados em cubos
  • Vinagre – 300 ml
  • Açúcar mascavo ou açúcar granulado – 350g (compro açúcar mascavo da Central do Cerrado)
  • Uvas passas – 2 colheres de sopa
  • Sal – 2 colheres de chá
  • Pimenta Caiena – ¾ de colher de chá
  • Pó de Chilli – opcional

Modo de fazer:

Junte o alho, gengibre e a metade dos tomates em um liquidificador ou processador, até que fique uma mistura homogênea. Se você não tem liquidificador ou processador, esprema o alho, rale o gengibre e passe o tomate por uma peneira antes de misturá-los.

Coloque a outra metade dos tomates, o vinagre, o açúcar, as passas e o sal em uma panela grande e com a base grossa. Coloque no fogo e leve até a fervura. Adicione a mistura de tomate, alho e gengibre. Reduza o fogo e cozinhe gentilmente por mais ou menos 1 hora e meia, mexendo ocasionalmente, até que a mistura esteja grossa o suficiente para cair da colher sem escorrer. Certifique-se de que a mistura não está pegando no fundo da panela.

Adicione a pimenta caiena. Para um chutney “mais quente” adicione um pouco de pó de chilli. Deixe esfriar, depois coloque em jarros de vidro esterilizados (lave dois potes de vidro de 250 ml em água fervente e depois seque-os no forno morno). Guarde fechado em local fresco, ou na geladeira depois de aberto.

Share on TwitterShare on Tumblr

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>