Semana Mundial do Meio Ambiente

Publicado por em jun 3, 2007 em Blog | 3 comentários

Começa hoje, 03 de Junho, e vai até dia 07. Acordei e fui comprar o jornal, achando que iria achar grandes editoriais sobre o assunto. Ledo engano! E olha que comprei um dos jornais mais influentes do país…

Bem, tenho algumas dúvidas… podem parecer bobas, mas quem sabe algum leitor/colaborador pode me ajudar a pensar:

Por que, em português dizemos Meio Ambiente? Se o ambiente é só metade, qual seria a outra metade? O ambiente não é tudo que nos rodeia, incluindo nós mesmos? Toda e qualquer atitude que tomamos, todas as escolhas, até mesmo o que falamos e escrevemos afeta o ambiente, não? Então por que tratar o ambiente com este descaso semântico? Não sei se nas outras línguas latinas também é “Meio Ambiente”, mas suspeito que não. Em inglês definitivamente não é, ninguém fala em “half environment“, ou “medium environment“, ou “middle environment“. O termo é Environment. Então por que não deixamos o Meio Ambiente de lado e passamos a falar do Ambiente?

A pergunta que segue é porque temos uma Semana Mundial do Ambiente (03-07 de Junho em 2007) e um Dia Mundial do Ambiente (05 de Junho)? O Dia Mundial do Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 para marcar a abertura da Conferência de Estocolmo. Outra resolução, adotada pela Assembléia Geral no mesmo dia levou à criação da UNEP (United Nations Environmental Programme). Mas se o ambiente é tudo que nos rodeia, incluindo nós mesmos…., porque precisamos ter uma semana especial ou um dia mais especial ainda, que ninguém se lembra, nem mesmo os principais jornais?

3 Comentários

  1. Oi, Roberta!
    Que bom que você escreveu, o blog andava precisando, né?
    Sempre penso em várias coisas para escrever, mas está difícil parar pra fazer isso.
    Gostaria de comentar algumas coisas, a respeito do nosso “meio ambiente”. Será que a gente utiliza esse termo porque ainda tratamos o assunto só como “meio” importante? De qualquer forma, acho que ele é, na verdade, uma redundância, pois creio que esse “meio” aí seja sinônimo de “ambiente”. Quanto às demais línguas latinas, sei que em espanhol se diz “medio ambiente”.
    beijos! boa semana do ambiente inteiro!

  2. OI, gostei do texto!
    Tenho a dizer que falamos muito, que fazemos muitas palestras, dizemos muito como devemos nos comportar em relação ao lixo, a água, o ar…e vemos que a cada dia a situação está pior, que nossa falação não está levando a nada, mas mesmo assim continuamos livrando nossa consciencia quando temos uma atitude tão mínima de respeito com o mundo que nos cerca. O nosso planeta está indo pro buraco e ainda estamos parados em discussões de questões tão basicas. Atitudes! Precisamos de muita atitude!
    “A vida é uma festa, mas está acabando o gelo!”
    beijos pra todos e feliz dia do meio ambiente

  3. Creio que a palavra “meio”, em meio-ambiente não queira denotar “metade”, mas sim o meio em si.

    Por exemplo: O meio policial é dotado de numerosos perigos.

    Na frase, a palavra “meio” não quer dizer metade de um policial, mas o meio policial em si, o ambiente policial.

    A confusão não teria sido gerada se todos falássemos “meio-ambiental” para nos referir ao “ambiente ambiental” (meio-ambiental).

    Repare:
    meio policial -> ambiente policial (e não a metade de um policial)
    meio ambiental(meio ambiente) -> ambiente ambiental (e não a metade)

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *