Desvendando Mitos

Publicado por em jan 20, 2007 em Blog | 3 comentários

Tenho quase certeza que a pergunta mais comum que os onívoros fazem aos vegetarianos é: “mas como você faz com a proteína?”. Pelo menos para mim é esta a principal. Tem aquela outra, que vem acompanhada de uma cara de espanto misturado com pena: “Por que?”, seguida da “Você tem algum problema de saúde e não pode comer carne?”

Esta situação tem melhorado, não sei se porque as pessoas estão mais informadas, ou se eu tenho frequentado espaços e convivido com pessoas mais simpáticas ao vegetarianismo.

De qualquer forma, esta semana me deparei com um folheto, e que folheto! Proteínas e vegetarianismo, da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Simples, objetivo, didático, e responde à pelo menos 2 das perguntas acima de forma muito satisfatória:

“Ser vegetariano não é só uma opção alimentar. Ser vegetariano é uma atitude ética e filosófica diante da vida”

“Não existe nenhum aminoácido necessário ao organismo humano que não seja encontrado nos alimentos do reino vegetal”

E tem muitos outros. De particular interesse para mim são “Nutrientes que merecem atenção na dieta vegetariana”, “Calcio e Vegetarianismo”, “Ferro e Vegetarinismo”.

Parabéns à SVB!

3 Comentários

  1. “Que a estrada se abra à sua frente, Que o vento sopre levemente às suas costas Que o sol brilhe morno e suave em sua face, Que a chuva caia de mansinho em seus campos… E, até que nos encontremos de novo, Que Deus lhe guarde na palma de Suas mãos. ” ( Prece Irlandesa)
    um beijos enorme
    driki

  2. Oi Roberta,
    Vim te visitar. A página de vocês está muitoo bacana e virei mais vezes para prestigiá-la. Saudades de ti.
    Beijos
    Rosane.

  3. Roberta,
    sempre me interessei sobre o assunto apesar de não ser vegetariana. Penso que os que optaram por não comer carne poderiam ser mais tolerância com os que comem sem julgar os onívoros como alguém que transgride princípios éticos e até morais. Geralmente vegetarianos são fundamentalistas tal qual religiosos puritanos. Espero que não seja o seu caso.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *