Pasta de Amendoim Integral

Publicado por em abr 14, 2005 em Pastas e Patês | 4 comentários

O mais simples de todos (e meu preferido). O maior trabalho é o de descascar os amendoins, mas isso dá prá tirar de letra. E se tiver uma boa companhia para ajudar fica ainda melhor.

Ingredientes

  • 1 xícara de amendoim torrado (descascado);
  • óleo vegetal;
  • sal e açúcar são opcionais (eu não uso nada)

Modo de preparo

  1. Triture o amendoim torrado no liquidificador ou processador de alimentos. (fica muito bom se triturado grosseiramente, deixando pedaços maiores de amendoim),
  2. Aos poucos, adicione óleo  e continue triturando até que se forme uma pasta.
  3. Delicie-se, com torrada de pão integral fica uma delícia!

4 Comentários

  1. Olá. Encontrei seu site através da comunidade do Orkut, a “Saúde sem remédios”, do Jivan Ananto.

    Interessante esta receita; já tinha visto antes. Costumo comprar em SP uma pasta pronta, e diz conter somente amendoins; não sei como eles conseguem fabricar sem adicionar óleo, mas acho que moendo os amendoins (ao invés de só triturá-los num liquidificador ou processador) eles mesmos devem soltar o óleo necessário pra tornar uma pasta.

    Com esta pasta (e a de gergelim, o “tahine”) eu faço um creme delicioso: Misture água, limão, sal marinho e mostarda holandesa, e com um garfo acrescente a pasta de amendoim ou de gergelim e vá diluindo até ficar bem cremoso, no ponto. Acompanha pães e torradas integrais, e com brócolis cru fica uma delícia.

  2. De férias em Florianópolis, encontrei um Creme de Amendoim muito bom, feito lá mesmo, no Jardim Atlântico. Lógicamente que trouxe uns 3 vidros na bagagem e agora vai dar para fazer umas receitinhas com ele.

    A empresa oferece o creme natural (só amendoim torrado), crocante (só amendoim torrado, mas o creme tem pedaços maiores), com açúcar mascavo e com alfarroba. No site tem receitas, dicas e onde comprar:

    http://www.graonatura.com.br

  3. Alguém sabe dizer quanto tempo dura uma pasta de amendoim feita deste modo? Qual a validade e como acondicionar corretamente?
    Obrigado,

  4. Francisco
    Eu não costumo fazer grande quantidade, e o que faço, consumo rapidinho. Por isso não sei te dizer precisamente quanto tempo dura.
    Acondiciono em um recipiente de vidro, fechado, e mantenho na geladeira (mas fica melhor para comer na temperatura ambiente).
    Ultimamente tenho comprado a pasta de amendoim já pronta, como citei acima, da Grao Natura (www.graonatura.com.br)

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *