Os Benefícios dos Alimentos Orgânicos

Publicado por em jul 15, 2004 em Blog | 0 comentários

Fonte: Instituto Biodinâmico

Por André Leu

Muitas pessoas compram alimentos orgânicos por acreditar que são mais saudáveis do que alimentos convencionais. A indústria orgânica é constantemente informada de que não há evidências que possam sustentar estas reivindicações. O presente artigo volta-se para informações publicadas que mostram que o alimento orgânico é substancialmente mais saudável do que o alimento convencional.

Uma pesquisa publicada num estudo realizado em 2001 mostrou que as frutas e vegetais usualmente consumidos nos Estados Unidos possuíam em média a metade do teor vitamínico de seus semelhantes em 1963. O estudo foi baseado numa comparação de dados publicados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

Um estudo científico publicado na Revista de Nutrição Aplicada, em 1993, mostrou claramente que o alimento orgânico é mais nutritivo do que o alimento convencional. Durante um período de dois anos,na periferia oeste de Chicago, compraram-se maçãs, batatas, pêras, trigo e milho tanto de produção orgânica como de convencional, e estes produtos então eram analisadas quanto ao seu conteúdo mineral. Os alimentos de origem orgânica apresentaram, em média, 63% a mais de cálcio, 73% a mais de ferro, 118 % a mais de magnésio, 178% a mais de molibdênio, 91% a mais de fósforo, 125% a mais de potássio e 60% a mais de zinco. Além disso, o alimento orgânico apresentou, em média, 29% a menos de mercúrio do que o alimento convencional….

Leia este artigo na íntegra na página do Instituto Biodinâmico

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *